Diferença entre a mandioca e o aipim

mandioca

Existe uma importante diferença entre a mandioca e o aipim. Pelo país é fácil ouvir vários nomes para a mesma raiz: macaxeira, mandioca, aipim, maniva, etc.

Poucos sabem que a mandioca é venenosa! Ou melhor, a mandioca braba é bem diferente da mandioca mansa (ou macaxeira). A mandioca venenosa contém uma substancia chamada cianídrico e por isso não deve fazer parte do consumo familiar.

Esse ácido possui um íon que combinado com o ferro, no sangue humano e de animais bloqueia a recepção do oxigênio, causando sufocamento.

E porque se confunde com a mandioca?

Porque a mandioca é consumida sem causar a morte, mas para isso, ela precisa passar por vários processos que acabam com o ácido cianídrico.

Dela, podemos obter a farinha de mandioca (que consumimos no dia-dia), a goma, a tapioca, e a puba (pra fazer o bolo chamado de carimã). Pelo menos, esses são os nomes aqui na Bahia.

A mandioca não deve ser cozida e comida com manteiga, como fazemos com o aipim. Por isso é preciso identificar a planta que tem características físicas bem parecidas.

O que se vende nos supermercados, é o aipim próprio para consumo, mas se você for numa zona rural, com plantações de aipim e mandioca, não saberá distinguir a planta.

É por isso que o aipim (macaxeira) destina-se ao consumo familiar, enquanto a mandioca é usada pelo setor agroindustrial.

Como tinha citado, a mandioca também é prejudicial aos animais. Para que o gado (por exemplo) consuma a mandioca é preciso cortar a raiz e secá-la ao sol, para que a toxina evapore.

Eu ainda não aprendi a diferenciar a planta apenas com os olhos, apesar de ter convivido com a raiz durante toda a minha vida (Rá, tenho um pé na roça). Minha mãe faz o cultivo da planta e vende para pessoas especializadas em fazer a famosa farinha. Vou pedir umas aulinhas e depois explico pra vocês!

20 comentários sobre “Diferença entre a mandioca e o aipim

    • Olá Rodrigo! Obrigada pela sua visita e comentário. Ainda não tive a oportunidade de ir até o interior e fotografar as imagens, mas já que você está interessado, solicitarei a uma prima que faça as fotos e mande pra mim. Postarei em breve!

  1. MEUS PARABÉNS! Até que enfim, um artigo que fale a verdade!

    Eu sou paraense, e fico muito PUTO quando eu vejo artigos dizendo que a diferença entre macaxeira e mandioca está apenas no nome regional! Para esses otários eu desejo um copo bem cheio de TUCUPI CRU!

  2. Existe uma importante diferença entre a mandioca e o aipim. Pelo país é fácil ouvir vários nomes para a mesma raiz: macaxeira, mandioca, aipim, maniva, etc.

    Poucos sabem que a mandioca é venenosa! Ou melhor, a mandioca braba é bem diferente da mandioca mansa (ou macaxeira). A mandioca venenosa contém uma substancia chamada cianídrico e por isso não deve fazer parte do consumo familiar.

    Esse ácido possui um íon que combinado com o ferro, no sangue humano e de animais bloqueia a recepção do oxigênio, causando sufocamento.

  3. A MANDIOCA É UMA RAIZ, MAS NÃO É COMESTIVEL COMO A MACAXEIRA. SE NÃO SOUBER PREPARAR A MANDIOCA, A PESSOA É CAPAZ DE MORRER.
    A MANDIOCA É PREPARADA PARA FAZER A FAMOSA FARINHA DE MESA. NÃO SE DEVE COMER IGUAL A MACAXEIRA/AIPIM.

    • De uma certa forma, foi o que eu disse Francisca. A mandioca se como, contudo só após processos químicos. Obrigada pelo seu comentário.

      • Gostei muito do artigo, estava pesquisando Escondidinho de carne seca e nas receitas eles só colocam o nome mandioca nos ingredientes, fiquei curiosa aí encontrei essa página. Tá de Parabéns!

  4. O Artigo é bastante interessante mas não responde a minha curiosidade pois as informações citadas são ótimas . Eu gostaria de saber identificar através da planta ou seja das folhas como diferenciar uma da oura Mandioca e Macaxeira

  5. Uma diferença entre mandioca e aipim é constatada ao cortar. O aipim solta facilmente a casca, enquanto na mandioca a poupa não se separa da casca, sendo bem mais trabalhoso o processo.

  6. A mandioca pode sim ser consumida pelos animais, não a mandioca braba, mas a simples sim. A diferença entre o aipim e a mandioca está justamente na folha. A folha da mandioca é mais avermelhada e larga/oval e a do aipim a folha é comprida e bem verdinha. O caule da mandioca tem a cor avermelhada como a folha e a do aipim o caule é bem clarinho.
    Fui criada em engenho de farinha, meus pais nos ensinaram muito bem, Lidávamos com a mandioca e o aipim e nunca tivemos problemas, pois fomos bem orientados. Com a mandioca fazíamos a farinha, polvilho doce e azedo bem como o biju e o cuccus… ô delícia..
    Maria Scarabelot Kobylarz..

  7. E fácil. Aipim palavra usada só na bahia. a palavra usada mandioca usada em todo Brasil, Macaxeira usada no nordeste manos Bahia; Aipim, pode comer cozida e se faz o bôlo de a na época das festas junina no Nordeste. Se você cozinhar uma mandioca fica dura, não serve para comer e nem fazer bolo. as folhas delas as veias na folhas fica vermelhas, no aimpim e verde claro, Se você cortar a raiz da mandioca crua e por na boca, é amarga e fica com sessação de dormente, no caso se for no aimpim, não é amarga. quando cozida a raiz ele fica mole que pode comer com carne assada, é uma delícia. O aimpim, o melhor -e o cacau, aimpim manteiga. A mandioca a sarongozinha, casca branca, ou casca preta é venenosa. faz farinha e tira a tapioca ( é uma goma) a agua ou tucupi na Pará, é venenosa, se os animais beber morre rapidinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s